Como saber se o fluxo de caixa do seu restaurante é saudável?
22 de junho de 2017
29 de junho de 2017

O que é co-marketing e por que ele é importante para seu negócio?

O que é co-marketing e por que ele é importante para seu negócio?

Não resta dúvidas de que as estratégias de marketing são importantes para a lucratividade de uma empresa. O desafio é conseguir manter bons resultados com uma equipe enxuta e um orçamento limitado. Se reconheceu nesse desafio e não sabe o que é co-marketing? Então, chegou a hora de conhecê-lo.

Se você é um pequeno empresário e gostaria de melhorar suas estratégias de marketing para obter resultados mais eficientes, saiba que o co-marketing pode ser a solução. Essa estratégia pode maximizar suas ações de comunicação e atrair mais clientes para seu estabelecimento!

Quer saber mais sobre esse assunto? É só nos acompanhar neste post!

O que é co-marketing?

Como o próprio nome sugere, co-marketing é uma espécie de marketing compartilhado. Ou seja, duas empresas que possuem um público parecido desenvolvem conteúdo para promoção de serviços e de produtos de maneira conjunta.

Normalmente, o co-marketing se dá a partir de um acordo entre as empresas para a criação de um produto em comum ou de produção de um conteúdo promocional que beneficie as duas.

Não é tão difícil ver exemplos desse tipo de estratégia. A questão é que pouca gente se atenta para isso. Os aeroportos e companhias aéreas, por exemplo, estabelecem parcerias com locadoras de veículos.

Outra possibilidade é uma parceria entre restaurantes que oferecem tipos de alimentação diferentes, como um que serve almoço e outro mais focado em lanches e sobremesas.

Por que investir em co-marketing?

Se restou alguma dúvida do quanto o co-marketing pode ser benéfico para sua empresa, após ler as vantagens desse tipo de estratégia, elas não existirão mais! Com o co-marketing, você e seu parceiro se destacarão da concorrência.

Maior alcance das ações

Produzir conteúdo de qualidade e eficiente é um passo importante para conquistar novos clientes. Imagine, então, o marketing direcionado para seus clientes e também de seu parceiro! Seu público será ampliado e uma nova audiência será criada.

Economia de custos e de tempo

O resultado mais imediato do co-marketing é a redução de custos e de tempo. Afinal, você dividirá os gastos e as tarefas com o parceiro. Esse, aliás, é um dos objetivos principais dessa estratégia: fazer mais com menos.

Maior reconhecimento no mercado

Além de o alcance de seu conteúdo ser maior a partir da parceria com uma empresa, uma melhor reputação e um maior reconhecimento no mercado também são consequências. Afinal, andar junto com quem já é respeitado só fortalecerá sua marca.

Gostou dessa ideia? Convencido de que o co-marketing será positivo para seu negócio? Então, saiba como começar a investir nesse tipo de ação.

Como começar a investir em co-marketing?

Veja uma sugestão de passo a passo para você começar a colocar o co-marketing em prática e conseguir atrair mais clientes e fidelizar os que já possui!

Encontre o parceiro certo

O primeiro passo é encontrar uma empresa que tenha um público parecido com o seu, mas sem ser um concorrente direto. Além disso, ela precisa ser reconhecida no mercado e oferecer produtos e serviços de qualidade e bem avaliados.

Faça um bom planejamento

Se em uma empresa só as estratégias de marketing devem ser bem planejadas, imagine quando envolve mais uma? Conciliar agendas e objetivos não é nada fácil. Por isso, tudo deve ser acordado com muita antecedência antes de ser colocado em prática. Definam as ações, distribuam as tarefas e estabeleçam prazos antes de fecharem o negócio.

Avalie os resultados

O co-marketing só vale a pena se as duas empresas saírem beneficiadas. E os ganhos devem ser claros para todos os lados. Uma avaliação conjunta do que deu certo e do que não funcionou muito bem pode ajudar no planejamento de possíveis novas parcerias.

Agora que você já sabe o que é co-marketing, está pronto para procurar uma empresa para ser sua parceira nas ações? Se ainda tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar as suas experiências, deixe um comentário logo abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook