21 de julho de 2017
4 de agosto de 2017

Food truck: o que pode prejudicar minhas vendas?

Food truck: o que pode prejudicar minhas vendas?

A melhor maneira de garantir o sucesso do seu negócio é se certificar de que ele não passe pelos mesmos problemas que os que fracassaram. Com a frenética movimentação do mercado, uma única decisão errada pode ser determinante para uma empresa nunca mais conseguir atuar. O que fazer, então?

Quem aposta nos food trucks tem à sua disposição uma série de vantagens, como o investimento em uma tendência forte da atualidade e a possibilidade de trabalhar em múltiplas localizações diferentes. No entanto, é preciso se certificar de que a estratégia usada está correta.

Para ajudar nisso, reunimos a seguir 5 pontos que podem prejudicar as vendas do seu food truck:

1. Não renovar seu mix de produtos

Conforme o mercado e os desejos do público se modificam, a seleção do seu food truck também precisa se transformar. Deixe o seu radar ligado para as últimas tendências da sua área para conseguir se antecipar a movimentos vantajosos.

Para ajudar nisso, você pode usar a matriz BCG, um modelo que ajuda a enxergar novas oportunidades no seu cardápio ao se basear no conceito de ciclo de vida dos produtos.

2. Não desenvolver uma identidade

Para o seu food truck agradar ao público regularmente e contar com sucesso, você precisa fortalecer a marca dele. Além disso, deve ser consistente e se manter fiel a essa ideia.

Diferenciar-se dos concorrentes no mercado é essencial, portanto, evite copiar as estratégias dos outros e imprima sua própria marca sobre o trabalho feito. Detecte quais são as necessidades dos clientes e busque suprir as ausências dessa área.

3. Não contratar e treinar bem

Um atendimento ruim pode ser o suficiente para o seu food truck fracassar. Então, você precisa realizar boas contratações e treinar adequadamente os seus funcionários para proporcionarem a melhor experiência aos seus clientes.

Não abra mão de ser exigente nessa etapa: traga as melhores pessoas para compor o seu time e passe todas as orientações necessárias para que possam trabalhar no nível de qualidade considerado ideal.

4. Não ter um plano de negócios

Muitos pequenos empreendedores começam na informalidade e acabam se acostumando com este formato de trabalho. No entanto, seguir sem uma estratégia pode ser extremamente prejudicial para o sucesso do seu food truck.

Como qualquer empresa, ele precisa de um plano de negócios bem estruturado onde são determinados seus objetivos e apontados os caminhos para chegar até eles. Defina uma estratégia sólida para atuar em seu mercado e garantir recursos para operar a longo prazo.

5. Não acompanhar suas métricas

Todo negócio deve analisar a sua própria performance para tomar decisões mais inteligentes a respeito da sua própria trajetória. Isso também vale para um food truck e o sucesso fica ao seu alcance dependendo da regularidade com que você acompanha suas métricas. Analise o retorno dos seus investimentos, observe tendências de consumo e crie um histórico de performance para ser consultado.

Ao garantir que nenhum desses problemas passem pelo seu food truck, você começa a trilhar o caminho em direção ao sucesso com muito menos obstáculos. Desafios continuarão a vir, mas será a sua habilidade de negócios e as soluções encontradas para cada um desses pontos que vão determinar os seus resultados. Lembre-se da importância de ter um negócio em constante renovação e aproveite os benefícios.

Como você pretende inovar com o trabalho do seu food truck? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook