14 de julho de 2017
Food truck: o que pode prejudicar minhas vendas?
28 de julho de 2017

Como reduzir custos sem perder a qualidade do meu restaurante?

Em tempos de economia instável no país, quem tem um negócio próprio começa a se preocupar com as receitas e despesas do estabelecimento. E aí, vem a pergunta, como é possível reduzir custos sem perder a qualidade do restaurante, assegurando o lucro e a qualidade para o cliente?

Você já deve saber que reduzir os custos é uma forma de alcançar e manter a lucratividade. Mas ainda assim, isso deve ser feito com cuidado para que a qualidade do produto não seja impactada, o que pode diminuir também o valor que o cliente dá a ele e ao estabelecimento.

Pensando nisso, mostraremos algumas dicas eficazes para você reduzir custos com o menor impacto possível nos processos de produção. Confira!

Avaliando e diminuindo as contas

O primeiro passo para o sucesso econômico do negócio é acompanhar de perto toda a movimentação financeira, especialmente os valores gastos na hora de pagar as contas fixas. Por isso, acompanhe as contas de água, luz e gás.

Prepare e conscientize sua equipe para reduzir o consumo e evitar desperdício! Fique de olho nas torneiras, nas luzes acesas e nos aparelhos ligados desnecessariamente!

Negociando os preços com fornecedores

Não são só os clientes finais que podem pechinchar. Na hora de comprar os produtos para seu estabelecimento, negocie os preços. Acompanhe de perto os reajustes e faça ofertas que serão vantajosas para você.

Não se esqueça de ter uma lista de fornecedores em que você possa sempre buscar pela melhor opção de preço e qualidade.

Controlando o fluxo de caixa

Um bom negócio precisa de uma boa administração financeira do fluxo de caixa. Você precisa saber quanto entra e quanto sai, assim como identificar a forma como o dinheiro está sendo gasto. Desse modo, você vai identificar os gastos desnecessários e estabelecer as estratégias para solucionar o problema.

Lembre-se de fazer a gestão fiscal junto ao seu contador de confiança. É indicado que, pelo menos a cada 6 meses, você revise junto ao escritório contábil suas contas.

Evite os desperdícios

Mais uma vez, reforçamos a importância de evitar ao máximo desperdícios. Observe a quantidade de alimentos comprados e quanto é jogado fora. Gerencie, portanto, a aquisição de itens para seu restaurante.

Além disso, prepare sua equipe para evitar o desperdício de alimentos. Deixe claro a importância, tanto para o negócio quanto para um consumo mais sustentável, da preparação de pratos a partir do aproveitamento mais integral dos alimentos.

Lembre-se de que é possível utilizar em um prato a “sobra” do que não é utilizado em outro.

O que não cortar?

Na hora de reduzir custos, não faça cortes nas despesas com marketing. Elas são fundamentais para atrair novos clientes, fidelizar e manter a competitividade do seu negócio. Principalmente em momentos críticos, seu restaurante precisa ser visto e reconhecido!

Não vá querer também adquirir produtos de baixa qualidade para reduzir custos. Você já sabe que comprometer a qualidade dos seus serviços não vai garantir lucros, não é mesmo? Além contribuir para prejudicar a experiência do consumidor.

Utilizando softwares de gestão e automação

Um software de gestão e automação adequado ajuda a melhorar os processos de funcionamento do restaurante. O uso de tablets e smartphones pode auxiliar desde o controle do estoque até o relacionamento dos clientes com o estabelecimento.

Você pode utilizar, por exemplo, um app que ajude na gestão do caixa, um cardápio interativo ou ainda um sistema que facilita o processo de pedidos dos clientes.

Ao seguir essas dicas você vai conseguir mapear e analisar seus gastos, investir do jeito certo e reduzir onde é necessário! Dessa forma, você mantém seu restaurante competitivo, garante os lucros e não perde a qualidade!

Se você ficou com alguma dúvida, comente aqui! Ou caso tenha mais alguma dica de como reduzir custos, compartilhe com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook